
Caracterização
O caráter básico do classicismo é exatamente a influência do modelo greco-romano. Daí se originou a atitude racionalista , que via a razão como bem supremo a ser atingido e cultivado.
Do racionalismo advém a busca de equilíbrio , entre forma e inspiração , e a presença da harmonia e da clareza na obra de arte , como conseqüência de uma sociedade crente em si mesma , porque otimista quanto ao presente e futuro do homem .
A herança greco-romana determinou a presença dos deuses do Olimpo ( mitologia grega ) nas obras literárias da época. O respeito e culto à natureza vieram como conseqüência da adoção da teoria aristotélica do homem natural. Belo passou a ser encarado como conceito associado ao Bem ( nobreza de sentimentos ). Um componente fundamental foi o universalismo , trazido a partir de dois fatores básicos : uma nova mentalidade científica voltada para a reflexão em torno do lugar do Homem no mundo ( pesquisas de Leonardo da Vinci , Copérnico , Kepler , Giordano Bruno e outros ) e uma preocupação maior com o bem coletivo . Esses traços identificadores do classicismo renascentista definiram um caráter fundamental : o antropocentrismo . Os arroubos místicos medievais foram momentaneamente afastados .
A expressão artística buscava a linguagem clara , simples , sem excessos , como correspondente do equilíbrio na maneira de encarar o mundo . A expressão dos sentimentos permaneceu , mas estava submetida a uma tentativa de explicação racional , de explanação lógica .
0 comentários:
Postar um comentário